Uma Primeira Impressão - 3-gatsu no Lion


Nova temporada, novas primeiras impressões, dessa vez da temporada de Outono (Outubro) 2016!

A Primeira Impressão é obviamente referente apenas ao primeiro episódio do anime, ou seja, ela é feita assim que o episódio 01 estreia e não será atualizada após o lançamento do resto da obra!


Nome: 3-gatsu no Lion
Gênero: Cotidiano e Drama
Sinopse: Rei Kiriyama é um jogador profissional de Shogi com 17 anos de idade, que recentemente pôde passar a morar sozinho usando seu salário como jogar para se manter. A vida de Rei é bastante bagunçada, e sua relação com sua família adotiva é bastante conturbada, tudo isso somada a sua personalidade pouco madura, lhe causa uma confusão imensa, além de tudo, para piorar sua carreira profissional entra em recessão. Todo esse fardo é demasiado pesado para um colegial, e suas derrotas como jogar de shogi começam a aumentar.

Para a sorte do protagonista, ele conta com a ajuda das três irmãs Kawamoto: Akari, Momo e HInata, três garotas que sempre se esfoçam para o ajudar, dando muito mais atenção a ele que sua familia adotiva.

O anime trata da vida de sucessos e fracassos de Rei, seguindo seu dia-a-dia.



Segue abaixo a Primeira Impressão sobre 3-gatsu no Lion;
(Opinião A // Opinião B)


Traço/Gráfico: 4.0
Motivo: Inicialmente os cenários se mostram muito caprichados, com um nível de detalhes superior aos outros da temporada até então, mas de repente eles se tornaram foscos e mal feitos, principalmente em cenas em locais internos como na cozinha, que parecia um papel colado na parede atrás dos personagens. A inconsistência entre cenários bonitos e muito mal feitos incomodou durante o episódio inteiro, e obviamente desceu muito a nota, já que não importa se há momentos em que o cenário é bonito, se isso fica variando, então é mal feito.

Já o traço do protagonista me agradou bastante, ele é único, mas sem elementos exagerados, sendo de aparência apenas um adolescente comum. Porém as garotas que são amigas deles foram muito exageradas em brilhos e detalhes para enfatizar que elas eram femininas, tanto que nem parece que elas e ele são do mesmo anime.     como um todo.
  
Traço/Gráfico: 7.5
Motivo: Um ponto interessante do anime, e um ponto complicado de ser avaliado nesse caso. A animação, antes de tudo ficou incrível, melhor que vi na temporada até então. Agora, tratando dos elementos que compõem a parte visual do anime, preciso dizer que o design de personagens é de longe o mais bonito que vi até então nessa temporada; os cenários entretanto causam algumas dúvidas terríveis em mim, afinal alguns dos cenários externos são incríveis, e belos, enquanto os cenários internos são um pouco bagunçados e causam incomodo. Os cenários em segundo plano costumam ser bem fracos também.


Personagens: 7.0
Motivo: É um pouco difícil julgar inicialmente, mas o que eu sei do protagonista é que ele é bem infeliz e calado, fazendo da maior parte do anime um momento silencioso de relaxamento (que são as horas que o cenário fica bonito), já os outros personagens até então pareceram legais, só que com uma pontinha de excesso, ressaltando demais os traços de personalidade que os fazem ser diferenciados e acabando por fazer deles só peças com aquela característica... Como por exemplo a agitação de uma das meninas que o protagonista conhece. 

Personagens: 9.0
Motivo: Um elenco incrível. Um protagonista que conseguiu capturar o meu interesse sem precisar dizer nenhuma palavra, e sendo carismático pouco precisou se introduzir a história com palavras, apenas seguiu seu cotidiano. O resto do elenco apresentado no primeiro episódio cria contraste com o protagonista, enquanto ele é silencioso e parece se mover sempre de forma muito bem pensada, os demais personagens são desorganizados e bagunceiros, trazendo enfim vinda aos cenários. Interessante contraste que podemos observar entre os personagens da obra.


Enredo: 8.0
Motivo: A proposta era imediatamente convidativa, porém precisava ser instantaneamente interessante ou provavelmente não ganharia uma segunda tentativa minha, mas a verdade é que o primeiro episódio foi o suficiente para me atrair e conquistar meu interesse fixo pela obra. 

O primeiro episódio fez algo incrível, e conseguiu introduzir o enredo principal com dez minutos de episódio basicamente em silêncio, e o mais interessante é que o fez com perfeição; em pouco tempo eu já havia compreendido tudo sem uma explicação direta.

A proposta de cotidiano enfim é boa, basta que seja bem desenvolvida.
Enredo: 8.0
Motivo: O enredo já mostrou que não vai ser uma terra de paz onde tudo é felicidade, na televisão tivemos uma notícia muito violenta e o protagonista parece passar por um problema em sua vida tão sério que chega a ser como uma crítica social; Ele se amargurou por ter a vitória, já que o troféu em suas mãos afasta as pessoas, que ficam tristes por perder ou com medo de se aproximar e serem derrotadas. 


Abertura/Encerramento: 9.0
Motivo: A abertura e também encerramento mais diferentes da temporada, isso porque ambos mostraram metáforas do que o protagonista está passando ao invés de imagens que mostram os personagens e suas rotinas, e com uma perfeição que me fez sentir um arrepio sentindo na pele o que a música queria passar sobre o coração dele.

Abertura/Encerramento: 8.0
Motivo:  A abertura da obra foi bastante misteriosa e obscura, o interessante é que veio no ritmo de uma música bastante intensa, e que infelizmente não concluí muito bem no fim da abertura. Em todo caso, a abertura é suficiente e bonita; apesar de ter apresentado menos esforços que o encerramento. 

O encerramento parece ter arrecadado mais esforços que a abertura, com uma animação bonita, poucas cenas estáticas, e muita movimentação com foco nas expressões faciais do protagonista. Encerramento embalado por uma música gostosa, e que finaliza do anime com perfeição, e sensação de "quero mais".



Expectativa: 8.0
Motivo: O anime me surpreendeu em vários pontos, então admito que minha expectativa que inicialmente não era das maiores, se tornou até que grande. Espero que a obra desenvolva um bom drama, e explore bastante os personagens.

Expectativa: 7.0
Motivo: Esse anime me lembrou bastante de A Viagem de Chihiro (no sentido de gráficos e clima geral), que apesar de eu não ter visto, obviamente eu já ouvi falar muito. Ele parece que vai ser algo com um clima mais “Cult”, porém sem ser da forma estúpida, de querer ser “o diferentão com metáforas nada haver só para soar complexo”. 
Minha expectativa em relação a este anime caiu bastante por causa dos problemas de gráfico, que estão me incomodando muito e podem me fazer sim perder o interesse pela obra, fazendo com que eu só preste atenção nesses problemas e pare de apreciar o andamento da história.