Top Ad unit 728 × 90

Uma Primeira Impressão - Gyakuten Saiban



Com uma nova temporada aqui, é hora de fazer as primeiras impressões dos animes como vocês já sabem, então vamos a análise de cada primeiro episódio da temporada...

A Primeira Impressão é referente a apenas o primeiro episódio do anime, ou seja, somente o episódio 01, já que ela é feita imediatamente ao que o anime estreia!




Nome: Gyakuten Saiban
Gênero: Seinen, mistério
Sinopse: Baseado em um jogo, o anime segue Naruhodo Ryuichi, um advogado iniciante que precisa mostrar a verdade diante da corte e defender seus clientes com sucesso.












Segue abaixo a Primeira Impressão sobre Gyakuten Saiban;
(Opinião A // Opinião B)


Traços/Gráfico: 7.0
Motivo: Bom, os traços do anime são bem caricaturados, e o excesso de estereótipos se faz presente principalmente na aparência dos personagens e nas constituições dos cenários. Os cenários externos são simples, porém suficientes para não gerar uma má impressão, apenas não vão chamar a atenção. Os cenários internos são bem simples também, entretanto o anime parece dar abertura para um terceiro tipo de cenário, que devido ao enredo necessita de maior detalhamento, esse é o cenário do crime julgado no episódio em questão, logo podemos dizer que esse terceiro é bem detalhado. A animação tem cores bem vivas, mas nada que incomode.

Traço/Gráfico: 7.0
Motivo: O gráfico é bem feito, os cenários tem um bom detalhamento e iluminação. Só achei o design do protagonista meio estranho, talvez seja apagado demais ou muito bruto para o cenário de fundo, cujo se encaixaria melhor com personagens colegiais. Mas isso não é bem culpa do anime, afinal, advogados usam simplesmente terno e o anime não possui um universo de cabelos extravagantes, então seguindo esses parâmetros mais realistas, nada podia ser feito sem quebrá-los. 

https://4.bp.blogspot.com/-43Qt6XdMIWk/VwRsvBl6_5I/AAAAAAAAFoc/GrtKnUcjwq4qLXAtbkZ1hfYswNK4XXsEQ/s1600/Gyakuten%2BSaiban.png

Personagens: 7.0
Motivo: Como citei acima, os personagens são excessivamente estereotipados além de caricaturados, então eles são "meras armas na mão do enredo". Mesmo que alguma decisão não se encaixe com um personagem, a decisão é uma ação direta do que o enredo precisava para ser desenvolvido, então os personagens nesse ponto são bem mortos. Porém em conjunto com o enredo, os personagens cumprem suas funções, dando sentimento real às cenas, e lhe fazendo se envolver com a trama. Achei interessante a escolha de nome para o protagonista, "Naruhodo". Assim como o nome de seu amigo acusado nesse primeiro episódio "Yahari". Ambos são nomes bem interessantes por se tratarem de expressões da língua japonesa...
Personagens: 5.0
Motivo:  O protagonista pareceu um pouco vazio, apenas um cara que sempre quis ser advogado e está animado porque agora começou a profissão... Mas e daí? Talvez o enredo mostre um pouco mais sobre quem ele é de verdade no futuro. Acho que eu estou estranhando essa falta de brilho que o clichê e “estilo Shounen” dão, como por exemplo, o perfil de grande gênio sádico fascinado por mistérios que eu imagino um protagonista advogado tendo. O nome dele me incomodou também, “Naruhodoo”, essa palavra significa “Eu entendo” ou sinônimos do tipo, e toda vez que eu escutava o nome, meu reflexo automático era pensar “Quem compreendeu o que?!” 

A personagem que o acompanha é totalmente a “moça do tutorial”, o anime se baseia em um jogo, então assim como nele, ela estava ali servindo de tutorial, não tendo uma personalidade, apenas uma função na situação apresentada. 

https://3.bp.blogspot.com/-EhY_7N9oeiI/VwRsvDYpd3I/AAAAAAAAFok/Gets5zDAM9ITQAnP6Tp2WAZrmDxhKpwbg/s1600/Gyakuten%2BSaiban3.png

Enredo: 7.0
Motivo: Um anime que segue um advogado trabalhando para defender seus clientes em audiências é algo bastante original e interessante, mas no caso desse anime houveram rombos destruidores... Como por exemplo, o fato do primeiro cliente dele ser um amigo de infância; Na vida real o protagonista seria totalmente proibido de se envolver nesse caso! A preview do próximo episódio mostrou que ele vai defender a irmã da amiga dele, outro rombo de enredo igualzinho ao desse! 

Outras coisas também chegaram como erros se você considerar a realidade, como usar baixo calão dentro do tribunal, na vida real não precisava ser um palavrão e nem direcionado ao juiz, pode ser até uma dancinha da vitória e você provavelmente no mínimo ia ser expulso do tribunal por desacato. Fora que se o protagonista realmente estudou 4 anos para se formar em direito, ele não precisava ficar recebendo aulas no meio da audiência, na vida real seu primeiro caso a defender não tem "moça do tutorial" ao seu lado.

... Mas eu entendo muito bem que o anime precisa de algo para manter o interesse do público, que nesse caso foi à comédia, e eu achei legal, me tirou algumas risadas e manteve minha atenção.

Enredo: 6.0
Motivo:  O enredo não é muito complexo, porém ele é interessante de assistir. A situação apresentada no primeiro episódio foi bem "Conveniente" e é um tipo de conveniência que acredito que veremos em todos os episódios, porém não me incomodou, realmente foi interessante a desconstrução imediata de um mistério tão simples quanto o que foi apresentado no primeiro episódio. 

O enredo carrega um ar estereotipado na maior parte das vezes, porém em alguns momentos quebra o clima criado com alguma reação inesperada para a situação apresentada. É nessas cenas que podemos ver um humor quase que non sense. É uma mistura de estereótipos e quebras de expectativa, que podem se tornar repetitivas, mas foram no mínimo divertidas nesse primeiro episódio.

 https://2.bp.blogspot.com/-gy42EJJGTeA/VwRsvPLSe9I/AAAAAAAAFog/HI98K7h2ScIO5Qk1kG6xE1EYq-v0-s0gw/s1600/Gyakuten%2BSaiban2.png

Abertura/Encerramento: 6.0
Motivo: Eu achei a abertura um pouco "sem sal", mas a música foi bem escolhida, e nem deu para notar algum tipo de economia de animação na abertura. 

A ending me pareceu um pouco desconexa do tema do anime, porém muito bonita e a música eu gostei bastante!

Abertura/Encerramento: 8.0
Motivo: Gostei muito do encerramento, ele me colocou em um clima legal e me prendeu até o fim tanto com as imagens quanto com a música; Já a abertura me pareceu meio sem sentido simulando uma batalha Shounen de tribunal, nada mais que tenha se destacado positivamente ou negativamente.

 https://1.bp.blogspot.com/-b73XN4-9arc/VwRsv21pDcI/AAAAAAAAFoo/6nM2aOt1tO0mBPNC7P173QXL4Jrc6vQyg/s1600/Gyakuten%2BSaiban4.png

Expectativa: 6.0
Motivo: Uma coisa que me incomoda muito foi a forma que o episódio roda com telas de confronto e efeitos especiais como se fosse o jogo de onde ele veio, é meio desconfortável e toda aquela pose não parece nada maneira, só te tira do clima, acho que deviam rever os conceitos e perceber que um anime deve rodar muito diferente de um jogo. 

Preciso ver como vai rolar o episódio dois, porque o um pareceu mais um “tutorial de jogo”, embora tenha sido interessante. Gostaria que os mistérios complicassem mais e as sacadas ficassem mirabolantes, mas infelizmente não acho que isso vai acontecer e que após uns quatro episódios vou perder o interesse gradualmente e no fim esquecer o anime, ou seja, acabar enrolando tanto para continuar vendo que no fim perceber que dropei mesmo. 

Expectativa: 5.0
Motivo: Sinceramente não espero muito do anime, apenas diversão em várias doses pequenas e rápidas. Não estou colocando muita expectativa, pois não acho que o anime vá evoluir a ponto de se tornar memorável, acho que será uma mera diversão de temporada.





Uma Primeira Impressão - Gyakuten Saiban Revisado por Natalia Gomes em terça-feira, abril 05, 2016 Nota: 5

2 comentários:

  1. Não gostei, achei ridículo colocar humor seinen em algo que deveria ser sobre julgamento de crimes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de 3 minutos de anime eu já tinha desistido de levar a sério o julgamento... É algo bem cheio de gritos e cenas sem sentido, nem considero um anime "avaliavel" nos mesmos critérios dos animes sérios...

      Excluir

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.