Artigo Aleatório 14: Lista - Significados de Termos Otaku


Como no mundo dos animes existem vários termos confusos que podem deixar muita gente perdida, eu resolvi trazer como artigo aleatório desta vez um guia completo com os termos mais comuns que vimos ao entrar nesta maravilhoso mundo Otaku.

Como eu já disse, listei apenas palavras que são mais usadas, pois não vejo sentido em dar listas e listas de coisas que são raras de se ouvir ou tão específicas que você nunca vai nem se lembrar mesmo após ler.

Se você sabe de algum termo que eu esqueci ou notou algum erro cometido por mim, comente abaixo para que eu complemente o tópico.

***

Sufixos
 
Chan: Um dos sufixos mais comuns de ser usados em animes, sendo uma forma carinha de chamar alguém, como por exemplo, "Aki-chan", que significaria "Akizinha". É mais comum de ser usado com garotas, pois com garotos pode soar ofensivo (já que significaria chamá-lo de inferior ou até homossexual)

Chin: Uma variante de Chan. 

Dono: Era usado mais antigamente e tem o mesmo significado de Sama.

Han: Modo de dizer San com o sotaque de Kansai, que é uma região no Japão bastante zombada pelo linguajar que eles chamariam de "da roça".

Kouhai: O contrário de Senpai, sendo usado por alguém com mais experiência (ou idade) para se referir ao menos experiente.

Kun: Assim como Chan, também tem o sentido de diminutivo, sendo mais usado para homens.

Ojou-Sama: Sua definição seria "senhorita" e o termo é usado quase que exclusivamente para garotas ricas.

Ouji-San: É usado de forma informal para pessoas mais velhas (algo tipo "tio"), se o sufixo for Sama "Ouji-sama", equivale ao feminino de Ojou-sama.

Sama: O termo é usado para se referir a alguém superior, sendo assim obviamente uma forma respeitosa de dizer. Normalmente é usado por empregados para com seus chefes ou para citar deuses.

San: Pessoas que são apenas conhecidas se referem a outra com este sufixo, que é uma forma educada.

Senpai: Significa "veterano" e que é aplicado no nome de alguém mais experiente ou mais velho. 

Sensei: Significa "mestre" e é usado para professores, médicos ou pessoas com doutorado em alguma área, ou seja, uma maneira do tratamento doutor.

Shii: Uma palavra que é bem semelhante a "San", mas significando que a pessoa é menos conhecida ainda, como por exemplo, mencionar alguém que você não conhece diretamente para outra pessoa.  

Tan: Mesma coisa de San.

Gêneros

Bara: Gênero de Hentai direcionado ao público de homens homossexuais.


Bishoujo: É um gênero onde garotas que aparecem sendo protagonistas de um Shounen, que ainda sim tem público-alvo como meninas. Sailor Moon é um exemplo claro disso.

Um Bishounen

Bishounen: Gênero onde garotos agem como calaveiros que têm a beleza e lábia acima das orientações sexuais ou gêneros. Ou seja, ele seria o "príncipe encantado" de toda história de princesas, que muitas vezes é definido como afeminado por alguns Otakus.

Ecchi: Obras onde a nudez é um elemento presente, embora não seja explícito como em Hentais, mostrando decotes ou calcinhas a maior parte do tempo. 

Fanservice: Erroneamente confundido com o Ecchi, o Fanservice não pode ser encaixado como um gênero, e sim um "recurso". Ele é uma sequencia curta que mostre um pouco de nudez de algum personagem sem interferir no desenvolvimento da história, o que difere ele de Ecchi é que ele é raro de acontecer e assim como o nome sugere, é uma forma do autor dar um agradinho para os fãs de certo personagem.

Futanari: Gênero que se foca em relações explicitas entre hermafroditas, que são pessoas que têm os dois sexos. 

Gore: Sinistra "grotesco" e é referente obras com de todo tipo de cena sangrenta (desmembramentos, por exemplo) e uma história bem sombria na maioria das vezes. Um exemplo de Gore é Elfen Lied.

Hentai: O foco deste gênero é simplesmente em nudez e sexo explícito, obviamente tendo classificação mínima de dezoito anos.

Josei: Gênero que é definido como o amadurecido dos Shoujos, tendo público-alvo feminino adulto.

Kemono: Hentai que envolvem pessoas que tenham partes de animais.

Kodomo: Gênero voltado para crianças.
Lemon: Forma mais pesada de Yaoi, sendo um termo para Hentais com relações entre homens.

Lolicon: Pode ser definido como forma de chamar uma pessoa que sente atração por Lolitas, mas também como um gênero de Hentai, que obviamente envolve Lolitas.
Robô característico de Mechas

Mahou Shoujo: Significa "garota mágica" e é aqueles gêneros onde uma ou mais garotas possuem poderes mágicos (avá), assim como acontece em Sailor Moon.

Mahou Shounen: Oposto de Mahou Shoujo, ou seja, garotos mágicos.

Mecha: Obras que contenham lutas entre robôs são do gênero Mecha.

Seinen: Um gênero feito para adultos do sexo masculino e que por causa disso costuma tratar de temas mais sérios como gangues, drogas, corrupção e violência explícita, assim como resultantes mais realistas, onde não são todos que podem sair sempre felizes.

Shotacon: O oposto de Lolicon, ou seja, ao invés de garotas Lolitas, são garotos.

Shoujo: Anime para garotas adolescentes e que têm como foco romance. 

Shounen: Feito para meninos jovens, este é o gênero mais comum de animes. Este gênero pode ser definido como ação e/ou aventura. 

Shoujo Ai: Sinônimo de Yuri. 

Shounen Ai: Sinônimo de Yaoi
O anime Rock Lee SD é um exemplo

Super Deformed: Ou chamado somente de SD, é mesma coisa do que Chibi, ou seja, uma obra que só tenham miniaturas de personagem.

Toddlercon: A palavra mais precisa para definir esse gênero é: Pedofilia. Nem é necessário dizer que ele é ilegal e que se alguma autoridade pegar isso seja no seu histórico ou salvo no seu PC (mesmo que só tenha visto por curiosidade), você será preso automaticamente.

Yaoi: Obra que mostre romances homossexuais entre dois personagens do sexo masculino.

Uma cena de um Yuri
Yuri: O oposto de Yaoi, ou seja, é sobre relações de garotas.

Yuri Orange: É a ramificação de Hentais que tenham relações sexuais entre garotas, obviamente sendo a versão pesada do Yuri. 





Pessoas e Personagens
Fanfiction: Uma obra que é feita por um fã usando como base o universo de outra obra que não seja de sua autoria. Como por exemplo se alguém escrevesse obre um ninja de Konoha (Vila Oculta da Folha) chamado Robson ou retratando os personagens de Bleach em um dia que tiveram que caçar Hollows em Acapulco.
Fudanshi: Termo que se refere à homens que gostam de Yaoi.

Fujoshi: Garotas fãs de Yaoi. 
Não pude encontrar um termo que defina os fãs de Yuri, se você conhece qual é, comente para que eu complemente.

Hikikomori: Pessoas isoladas dentro de casa, que absolutamente nunca saem de casa ou só saem para ir a escola ou ao trabalho. 

Kuudere: Personagem que se finge de insensível, mas que por dentro é bem sentimento. Não confunda com Tsundere, a pessoa Kuudere não é irritadinha, ela se finge de sem sentimentos. 

Lolita: Garotas parecidas com crianças e com atitudes obviamente prematuras em relação a sensualidade.

Moe: É o tipo de personagem que na maioria das vezes é bem avoada, tendo a característica principal como "fofinha", que é a base de sua personalidade e assim não é algo que entra inconscientemente em sua aparência, pensar e agir.

NEET: A tradução do inglês para a sigla quer dizer "Atualmente sem Emprego, educação ou treinamento", ou seja, uma pessoa que não está estudando, estagiando ou trabalhando.

Otaku: Palavra conhecida no ocidente por se referir à fãs de animes e mangás, mas que na verdade tem outro significado, assim como não possui feminino (não existe a palavra Otome)... Leia aqui a definição completa sobre isso. 

Definição prática de um Shipper XD
Shipper: Pessoa que costuma fantasiar romances entre personagens que na obra não estão juntos, ou seja, a imagem ao lado diz tudo XD

Spin-Off: É uma obra que segue a linha do universo da original. porém se focando em personagens ou eventos paralelos, pode se dizer que seria uma "Fanfiction" que na verdade é feita pelo autor original mesmo.

Tsundere: Personagem com personalidade agressiva, tratando mal qualquer um que tente se aproximar mesmo que na verdade goste dela. Ou seja, é o que chamamos de "se fazer de difícil", dentre outras coisas...

Yandere: Uma personagem que é extremamente amigável inicialmente, mas que na verdade é bem agressiva e só revela isso depois, o que significa que é o oposto de Tsundere.

Outros

Cosplay de Gaara (Naruto)
Cosplay: É o termo usado para quando alguém se fantasia como um personagem, que pode ser de filme, livro, jogo ou anime. 

Doujinshi: Um tipo de mangá que é lançado independentemente, normalmente sendo do tipo Hentai (nem sempre) e de autoria de pessoas menos experientes.
Drama CD: Uma versão apenas em áudio de alguma obra, assim como aqueles CDs infantis que contam a história apenas com narração.

Eroge: Nome dado às Visual Novel que tenham conteúdo sexual explícito.

Fansub: Site responsável por traduzir animes sem ser de maneira oficial, ou seja, é tudo feito por fã e na maioria das vezes sem retorno a não ser de doações.

Filler: São os episódios de um anime que não fazem parte do mangá, embora não necessariamente sejam irrelevantes, já que seu andamento pode afetar o resto dos episódios do anime (pois não é todo anime que seja o mangá fielmente). Uma obra que possui apenas Fillers irrelevantes (e que por isso é o pai do preconceito existente com isso) é Naruto, outra que tem Fillers que influenciam na história principal do anime é Bleach.

Gaiden: É uma história paralela que conta evento específico do passado que um personagem tenha vivido. Muito parecido com Spin-offs, porém por sua vez são exclusivamente de biografias de personagens.

Light Novel: Um tipo de livrinho de bolso com algumas raras ilustrações de mangá. Veja mais sobre isso aqui.
Alguns DVDs de Hayate no Gotoku
OVA: Traduzido do inglês a sigla significa "Animação Original de Video" e é referente às episódios paralelos que tenham sido lançados junto ao DVD oficial de um anime. Ou seja, é a mesma coisa que Spin-offs, mas ao invés de passarem na TV, são lançados com o DVD.

Scan: Mesma coisa de uma Fansub, porém o objetivo de traduzir mangás e Light Novels.

Seiyuu: É a pessoa responsável por dublar os personagens de um anime, o que significa em termos mais simples, dublador.
 
Visual Novel: Gênero de jogo muito comum no Japão, sendo caracterizado por diálogos o tempo inteiro e uma jogabilidade totalmente baseada em textos de múltipla escolha.

2 comentários:

  1. Muito bem informativo, o que acha de inserir uns termos como
    Hater
    2 Cour
    1 Cour
    Fan Boy (talvez)

    ResponderExcluir
  2. Yuriko é o termo feminino para quem assiste yuri, Fuyuri seria o equivalente ao masculino.

    ResponderExcluir